Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Recentemente, a Coca Cola lançou o YAS, uma promessa de refrigerante 100% natural . Me senti na obrigação de escrever sobre o assunto porque sei, como Coach de Saúde, o quanto é difícil entender o que tem nos rótulos dos produtos, o que realmente estamos consumindo. Vamos começar aos poucos e sendo muito direta, ok?

Refrigerante 100% natural, isso não existe

Segundo a legislação brasileira, para ser considerado refrigerante no Brasil, a bebida precisa ter OBRIGATORIAMENTE açúcar ou adoçante. YAS não é um refrigerante, para começar. Porém, já que tem muita gente que diz que não consegue viver sem refrigerante, esse produto foi criado. Quem sabe assim, você se sinta menos culpada por tomar refrigerante? Sinto te falar, com o YAS você não está bebendo o seu tal refrigerante. Muito menos sendo saudável.

Aqui, preciso ser muito honesta: se for para escolher entre uma Coca-Cola e um YAS, é claro que o falso refrigerante 100% natural é uma opção menos pior. Mas é o “menos pior” que você quer para você ou para nutrir o seu corpo? Tem gente que precisa de uma transição como essa para tirar o hábito de beber refrigerante da vida. Mas tomar YAS acreditando que aquilo faz bem, definitivamente, não funciona.

Refrigerante 100% natural, isso não é saudável

Falo muito aqui no Vida Leve sobre a gente aprender a ler rótulos. Vamos entender juntas o que tem dentro do YAS, o tal do “refrigerante 100% natural” da Coca Cola? Busquei os ingredientes, exatamente como está no site da Coca:

Ingredientes do “refrigerante 100% natural”:

  • Água gaseificada
  • Sucos concentrados de maçã e limão
  • Extrato aquoso de chá preto (camellia sinensis)
  • Aroma natural

Vamos por partes. O primeiro ingrediente é água com gás. Até aí tudo bem, certo? O segundo é suco concentrado. Você sabe o que é suco concentrado? Vamos às escalas de sucos existentes hoje em dia. O primeiro é o mais

vidaleve-refrigerante100natural

 

Suco natural: é a melhor opção, aquele que a gente faz em casa, DIRETO DA FRUTA FRESCA.

Suco em polpa: esse é fácil, é só lembrar da polpa congelada do supermercado. Ele é um suco natural obtido das partes comestíveis da fruta fresca e madura e mantém grande parte dos nutrientes.

Suco de caixinha: pode ser néctar ou refresco. Quando a gente pensa em néctar, já vem algo bem docinho na nossa cabeça, né? O néctar uma bebida que já vem adoçada, diluída em água potável e pronta para o consumo. O néctar é diferente de suco, pois contém apenas de 30 a 50% fruta, sendo o restante água e açúcar. Sem contar a presença de corantes, aromatizantes e conservantes. Já o refresco tem menos açúcar que o néctar e é mais barato, porém leva muita água, corantes, aromatizantes, conservantes e de 10 a 30% fruta apenas.

Suco concentrado (aqui é o que tem no YAS, o “refrigerante 100% natural da coca cola”): são os produtos com cerca de 2 a 10% suco de fruta apenas. Porém, não possui adição de açúcar na composição, apesar de serem repletos de corantes, aromatizantes e outros aditivos.

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Suco em pó: contém acidulantes, aromatizantes, conservantes, corantes e adoçantes e quase nada da fruta estampada no rótulo. Além de possuir alta quantidade de sódio para conservação. Engana-se quem acredita estar consumindo o alimento através suco de pozinho – cerca de 1% apenas corresponde à polpa da fruta. Tudo é feito para ficar parecido com um suco natural.

 

Agora, o último ingrediente são “aromas naturais”, você sabe o que é isso? Mesmo sem saber, na comida da sua casa não tem esse ingrediente, né? Só o cheiro natural dos seus temperos e afins. 🙂

Refrigerante 100% natural, se não é refrigerante, o que é?

É uma bebida com gás, sem nutrientes relevantes para você. Minha opinião sincera é que não vai tirar sua vontade de tomar coca. Aliás, nem tem do sabor da Coca-Cola, apenas Maçã e Chá Preto, Laranja com Maracujá e Uva. Como Coach de Saúde, tenho duas sugestões para te dar:

Deu vontade de tomar refrigerante e agora?

Agora toma, ué. Mas tente entender por que você tem essa vontade. Te lembra do almoço de domingo na casa da sua avó? Um filme no cinema ou algum outro momento especial? Muitas vezes, a gente nem quer o refrigerante, ou o doce, o que a gente quer mesmo é reviver aquele momento especial. Anote em algum lugar, que seja no bloco de notas do seu celular. Isso é ótimo para você começar a se conhecer 🙂

Aos poucos, você também pode experimentar fazer alguns “refrigerantes caseiros”, água com gás com bastante limão espremido e hortelã fica uma delícia. Outra opção ótima é chá de hibisco com água com gás e rodelas de laranja. Use sua criatividade, vale muito a pena. 🙂

Outra coisa que eu adoro para dar a sensação de beber algo com gás é kombucha. Você sabe o que é? Deixe nos comentários se quiser que eu fale sobre isso em um próximo post. 🙂

Agora, se a sua questão na hora de ser saudável são os doces, tem um e-book gratuito que fiz sobre onde estamos comendo açúcar escondido.Clique aqui para baixar. 🙂

 

 

 

 

0