1. Qual o melhor tênis para correr?

Atualmente, no mercado existem inúmeras opções de tênis  para correr e acessórios para quem pratica o esporte. E muitas vezes ficamos perdidos em relação ao que é o melhor, né? Várias marcas, modelos, cores, tecidos estão disponíveis, mas nem sempre fazemos a escolha adequada para nosso caso. Aqui segue um checklist para que você possa adquirir um tênis para correr ideal para você. Pronta?

Preço mais não é sinônimo de qualidade

Tênis bom não é o mesmo que tênis caro. Hoje existem tênis com valores na casa dos mil reais, cheio de tecnologia em sua fabricação e um design bonito, mas cuidado. Nem sempre o tênis mais caro é o melhor para seu caso. Muitas vezes não nos sentimos confortáveis com este calçado cheio de tecnologia (espuma, tecido fit, gel e molas) e acabamos jogando dinheiro fora.

tênis para correr

Seu tipo de pisada

Você sabe qual o seu tipo de pisada? Pronada, supinada ou neutra? Se não, não deixe que vendedor classifique sua pisada na hora de escolher. Muitas vezes eles não têm o conhecimento suficiente para fazer este diagnóstico e estão apenas querendo te vender um tênis para correr mais caro. E  muitas vezes, o eleito não é o ideal para seu caso. O melhor é fazer este diagnóstico previamente, junto a seu treinador ou fisioterapeuta esportivo e comprar o tênis para o seu tipo de pisada. Na dúvida, opte sempre pelo tênis para pisada neutra.

 

Drop alto ou baixo?

Senhor,  que é drop do tênis para correr? É a diferença entre a parte de trás e a parte da frente do solado. Tênis minimalista tem um drop menor e tênis mais robustos tem um drop maior. Se você busca por um tênis para correr mais confortável, vai usá-lo constantemente e é um pouco mais pesado, escolha um com um drop maior. Ele pode te ajudar a prevenir uma lesão por impacto nos membros inferiores a longo prazo.

 

Seu tênis e seu local de treino

Se você treina mais em trilhas, matas, estradas de terra já deve saber que existem tênis específicos para este tipo de situação. Os tênis para estes casos são geralmente mais pesados e com o solado com ranhuras ou pequenas travas para trazer mais aderência e estabilidade. Os tênis para asfalto têm solados mais lisos e planos e se utilizados frequentemente em trilhas se desgastam bem mais rápido.

 

Confira sua confiança para correr

Faça um teste ainda na loja com o tênis para correr que pretende comprar. Dê algumas corridinhas curtas ou alguns trotes com ele e sinta se o tênis ficou estável em seu pé. (Não pode ter vergonha não!) O tênis precisa te proporcionar estabilidade ao correr passando, assim, ainda mais confiança para melhorar seu desempenho.

tênis para correr

Minha experiência pessoal

Logo que comecei a correr, em outubro de 2015, eu ia com os tênis que eu tinha em casa. Nessa foto aqui, dá para ver o meu Nike e Asics. Tem tanto tempo que eu nem sei dizer exatamente o modelo deles. Depois que eu vi que o negócio ia ficar sério, comprei meu primeiro tênis para correr. Foi o Pegasus 31 da Nike (esse aqui). Só que tênis para correr vai “acabando”, né? Daí, esse ano, em abril comprei outro: o Nike Free Running Motion Flyknit. Ele é lindo, maravilhoso! Só tem um porém! Ele é bem flexível. Então, é para usar em percursos mais curtos ou na esteira, já que ele não tem uma absorção de impacto tão incrível quanto a do Pegasus. A proposta dele é uma pisada mais próxima do natural. Eles têm objetivos bem diferentes.

Como eu quero chegar a correr uma maratona e esse ano, ainda tenho duas meias para encarar, investi neste mês, no Pegasus 34. Ele é uma evolução do primeiro tênis que comprei para correr. Uma coisa importante pra falar: o meu pé tem alguma coisa com a Nike. Não, não é patrocínio (mas bem que podia ser!) Mas os tênis da Nike parece que abraçam meu pé sabe! Por isso que eu escolhi. Porém, isso não quer dizer nada na hora de você escolher o seu.  😉

 

esse post foi feito em parceria com a BH Race, minha assessoria de corrida que mora no meu coração! O Gabriel Soares, que é supervisor técnico do treinamento esportivo da BH me ajudou com toda essa parte técnica.

 

 

 

 

0