Macacão. Essa peça roubada do uniforme dos operários já habita o guarda-roupa feminino desde 1960. Porém, nessas mais de 5 décadas, a vida não esteve muito fácil para ele sempre não. Já tiveram momentos de paixão – como estamos desde a temporada passada – mas também já ocorreram tempos de “tá difícil de te defender, miga!”. Ele já foi acusado de só poder ser amigo das magrinhas, ou das que têm corpo violão com tudo no lugar e ai de quem tivesse uma celulite fora esperado! A grande verdade é: o macacão pode sim ser para todas. Tudo depende da escolha, mas isso também acontece com seu jeans favorito, não é verdade?! Tudo o que a gente tem no armário, a gente precisa e muito experimentar, sem pressa, até descobrir aquilo que cai melhor no nosso corpo. A grande diferença do macacão é que ele é uma peça única e por isso, temos mais detalhes para prestar atenção, até encontrar um para chamar de nosso.

macacao

1. Na hora de comprar macacão, a ordem é experimentar.

Conheça seu corpo e principalmente, o que você ama nele. Afinal, é isso que queremos mostrar mais, certo? Existe macacão de diversos tecidos e de diversos cortes. Os de tecidos mais fininhos e mais justos ao corpo marcam mais. Por outro lado, os retos são super atemporais e podem viver tranquilamente entre os amores e ódios que essa peça sofre a cada nova temporada. Os macacões de corte amplo garantem muita elegância e merecem um super salto para ajudar a alongar a silhueta e não achar ninguém. Minha sugestão é que você vá até algumas lojas e pegue TODOS os que você vir pela frente. Vá com calma e paciência e vista um a um. Foi assim que descobri esse meu macacão reto que morro de amores.

2. Macacão precisa valorizar a cintura.

Essa é uma regrinha que ajuda muito em dois sentidos. Primeiro: ajuda a desenhar a silhueta. Com algum detalhe na cintura, você chama atenção para a parte mais fina do seu corpo e voilá, todos te acham mais magra, inclusive você, ao se olhar no espelho. Segundo: um macacão com a cintura bem marcada traz uma produção bem feminina e delicada.

macacao

3. Que acessórios usar?

Eu acho que macacão é tipo um vestido branco. Daqueles que estão ali, pedindo para você soltar a imaginação e ser feliz! Ele é daqueles que pede para você escolher um mega acessório para arrasar. Maxi brincos e maxi colares podem ser excelentes escolhas. Se você optar pelo colar, escolher um que siga o modelo do decote do macacão deixa tudo mais fácil. Seu “acessório” também pode ser um cabelão, que foi minha aposta de hoje. O meu macacão já é estampado, por isso, fiz um super coque bagunçado para conversar com a proposta despojada do restante do look. Pode ser também uma bolsa, como uma clutch cheia de personalidade. Só vale a atenção: se você for optar por um cinto, é interessante que ele seja da mesma cor do macacão para não “cortar sua cintura” e perder aquela ideia de valorizar a cintura como falamos ali no item 2.

macacao

4. Com qual sapato uso macacão?

Isso depende do modelo. Se seu macacão for amplo, se joga no salto, especialmente em anabelas e plataformas. Se ele for reto, você pode usar com salto ou com sapato baixo. Se for um modelo com as penas bem sequinhas, fica lindo de scarpin ou de flats. Mas vale a regra de ouro: deixar a barra arrastando, não é legal. Aqui, fui de Melissa, modelo Cosmic, já que a proposta era ser um look bem tranquilo.

macacao

5.  Como usar macacão no inverno?

Essa é fácil: casaco por cima dele! Olha a dica: se você se incomoda com o seu quadril que nem eu, usar um blazer mais compridinho ajuda muito! Vale também jaqueta jeans, lenços e o que mais você preferir pra te deixar bem quentinha. Sou fã do combo macacão + blazer porque de um lado tem uma peça bem informal e do outro, uma que é a cara do ambiente de trabalho.

macacao

6. Posso ir trabalhar de macacão?

Essa resposta também vai ser depende. E aqui, as variáveis são inúmeras. Primeiro, é legal pensar no seu ambiente de trabalho, se tem a ver com o dresscode da sua empresa. Também é legal avaliar o tecido do seu macacão e escolher aqueles que tem um mais nobre, mais arrumadinho. Outra coisa, é deixar de lado o que tiver um super decotão ( #NSW ). Quanto às mangas, é preferível um que tenha mangas, mas se o seu não tiver, pode colocar um casaquinho ou blazer em cima e ser feliz na labuta.

Só pra avisar: tá rolando álbum no Pinterest do blog, com mais de 25 looks inspirações para usar macacão. Algumas você vê aqui, só para começar a ficar curiosa. 🙂

0