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Rotina Corrida x Efeito Sanfona

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Efeito Sanfona, quem não conhece?

Se tem uma combinação de palavras que faz qualquer pessoa que quer emagrecer pirar é efeito sanfona. Deus, por que? Quem nunca esteve lá, linda e bela na dieta e quando para os quilos encontrados vem com tudo e ainda acompanhados de uns novos? Faz a autoestima ir lá pro pé, faz a gente achar que não é capaz e dá vontade de abrir mão de tudo, não é mesmo?

Resolvi mapear os motivos que sempre fizeram com que vez ou outra eu e o efeito sanfona nos encontrássemos (sempre contra a minha vontade claro!). A lista é longa, mas coisas que sempre aparecem: autossabotagem, comer meus problemas/minhas alegrias, falta de organização e a campeã, falta de tempo! A rotina corrida sempre foi uma grande vilã e eu sempre usei para me enganar ou me esconder quando não estava super focada. Um dia, nas minhas andanças pela internet achei algumas dicas do Rodrigo Polesso, idealizador do Emagrecer de Vez e elas me ajudaram demais! Incrível como mudar 5 coisas simples fazem com que tudo fique mais fácil.

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5 Dicas Simples Para Acabar Com o Efeito Sanfona (só para quem tem a rotina corrida)

  1. Prato Padrão: pegue uma refeição que você tem mais fome (geralmente é depois do almoço ou no final da tarde. Para mim, é por volta das 18h) e veja se você não tem escorregado na dieta nessa refeição porque está com fome, naquele desesperinho. É fato, isso acontece demais! Um ótimo segredo é escolher um prato padrão para ser a sua alimentação em alguma emergência. Por exemplo, você tinha levado lanche para o trabalho, mas acabou esquecendo antes de sair. Tenha em mente uma refeicão padrão, que seja simples de ser preparada. Exemplo: uma proteína com legumes. Algo que já possa ficar pronto sempre. Eu costumo apostar no frango desfiado e deixo congelado para a semana e na hora invento uma saladona.
  2. Hora do Mercado: separe uma hora da sua semana para ir ao mercado. Sim, uma hora é suficiente se você fizer uma lista e for bem pontual. Aproveite e já compre as coisas para ter sempre o seu prato padrão em casa. A gente nunca sabe quando vai precisar, né? Um app que ajuda MUITO a fazer lista de mercado é o BoaLista. Mas o bom e velho Notas também serve.
  3. Treinos Curtos e Intensos: a gente sabe que comer direitinho é fundamental, mas precisa treinar também. Mas tire da sua cabeça aquela imagem de que você precisa passar horas na esteira, ou na bike ou fazendo qualquer aeróbico para ficar bem. Ainda vou fazer um texto aqui no blog falando sobre musculação para mulheres, mas ela é muito amiga. Hoje em dia, meus treinos de musculação duram 40, 45 minutos, mas saio A-C-A-B-A-D-A!
  4. Exercícios Compostos: esse item é continuação do anterior. Por que saio acabada dos treinos? Porque focamos em exercícios compostos. Mas o que são eles? São aqueles em que trabalhamos mais de um músculo ao mesmo tempo. Por exemplo, ao invés de pegar um peso só para fazer bíceps, procuramos um outro que trabalhe bíceps, dorsal e várias outras coisas. Economiza tempo e ainda aumenta a consciência corporal.
  5. Não Conte Calorias: ao invés de gastar tempo e energia nisso, foque na qualidade do que você come. Se alimentar com os alimentos corretos é o grande segredo para um emagrecimento verdadeiro e duradouro.

 

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