dieta sem glúten

Dieta sem glúten: será que é para você?

Vocês está pensando em adotar uma dieta sem glúten?

Recentemente, saíram notícias falando sobre os riscos de uma dieta sem glúten. Antes de mais nada: leia e se informe. A ciência tem diversas frentes e cada nutricionista decide seguir a linha com a qual mais se identifica. Mas é fundamental que a gente entenda que não pode ler só o título de uma matéria e tirar conclusões. É muito importante estudar e entender o que realmente o glúten faz antes de aderir a uma dieta sem glúten.
A decisão por uma dieta sem glúten deve sempre ser acompanhada por um nutricionista. Pode ser que você seja celíaco (tem intolerância ao glúten) ou não, apenas optou por isso. Mas ter um profissional do seu lado faz toda a diferença no jogo. Além disso, a individualização é uma coisa linda!!! O que funciona para mim, pode não funcionar para você e vice-versa.

dieta sem glúten

 

O que tem glúten?

Veja a seguir uma lista com os principais alimentos que contêm glúten em sua composição:
• Trigo;
• Centeio;
• Espelta
• Cevada;
• Farinhas e farinha de trigo;
• Sêmola;
• Pão, torrada, bolacha, biscoito, massas, bolos e pizzas;
• Cerveja;
• Salgadinhos;
• Gérmen de trigo, triguilho, sêmola de trigo;
• Ketchup, maionese, shoyo;
• Salsicha;
• Temperos industrializados;
• Cereais, barrinha de cereais, xaropes;
• Molhos;
• Alguns remédios.

 

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Malefícios do glúten

Mesmo que você não seja intolerante ao glúten, você pode ter uma inflamação intestinal causada por ele. Sabe o motivo? O nosso organismo não foi desenvolvido para digerir o glúten. A gente não tem enzimas que divide o glúten em pequenas frações para a gente digerir. Com isso, o glúten chega no nosso organismo e nos agride.
O trigo por si só estimula a produção de gases, inibe a reparação do intestino e a produção de inflamações.

 

O que o intestino tem a ver com isso?

nutricionista Fabiana Ribeiro me ensinou que o intestino é como se fosse o nosso cérebro. Para o nosso metabolismo funcionar bem, o intestino precisa estar funcionando redondinho. Sabe aquela sensação de cansaço, de falta de pique para fazer as coisas? Aquela que você vai e toma baldes de café e não adianta? Pode ser que o seu organismo esteja assim porque o seu intestino está preguiçoso e isso afeta todo o funcionamento do corpo. E, sabe o que mais pode causar inflamações no intestino? Alimentos industrializados.
Muitas pessoas que tiram o trigo/glúten querem colocar outra farinha no lugar. E o problema continua grande, porque usamos outros produtos industrializados. A gente ouve muito por aí “Ah, precisa tirar o glúten!” Mas, vou tirar o glúten e colocar o que? Que tal algo que seja comida de verdade, que você saiba exatamente o que está comendo? Substituir por outro alimento industrializado ou processado, infelizmente, não vai adiantar.

 

De forma prática, a conclusão que chegamos aqui é que o glúten não é só engordativo como um alimento inflamatório. Por isso, o ideal é tentar retirar da sua alimentação, com acompanhamento de um profissional.

A Fabi é a minha nutricionista no momento, se você tem interesse em se consultar com ela, aqui estão as informações de contato:

Nutricionista Fabiana Ribeiro

CRN: 9213
Na Academia Club22 (que fica coladinha no Pier 21): (61) 99174 9009
Na Clínica Opeun (SGAS 610, L2 Sul, Centro Clínico Lúcio Costa, Bloco 2 sala 201): 61 3447-9460

 

Eu já fiz um post muito legal sobre a dieta low carb que é a favor de comida de verdade.

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