Corrida para iniciantes : como tudo começou

Eu não sei se você acompanha o meu Instagram, se não, vai lá: eu escrevi um pouquinho sobre como foi correr minha primeira meia maratona. Sim, eu encarei 21 quilômetros, algo que nunca imaginei que seria capaz! Até agora, eu não consigo colocar em palavras tudo o que eu senti durante as duas horas e meia de prova. Daí, eu aposto que você leu essas primeiras frases e pensou: “Isso não é pra mim! Eu corro um minuto e já estou morrendo!”. Acredite! Eu já fui assim! Contei um pouco do meu começo com a corrida de rua por aqui já (é só clicar neste link!). Vamos falar hoje sobre corrida para iniciantes ?

Tudo o que eu tenho pra te dizer é: VOCÊ CONSEGUE! Eu consegui. Não foi fácil, mas é assim, né? Nada que a gente conquista na vida vem de graça. Preciso te dizer, nessa prova de 21 quilômetros, eu estudei como me senti a cada um deles e me permiti caminhar quando o esforço estava muito, muito alto.

As coisas começaram quando decidi levar a corrida a sério, com acompanhamento de uma assessoria online, a BH Race. Eles ficam em BH, eu em Brasília e tudo funciona MUITO BEM! Mas afinal, o que você precisa saber para dar a primeira passada? O  técnico da BH Race, Gabriel Soares, deu o caminho das pedras nesse post aqui!

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Corrida para iniciantes: os primeiros passos

Correr é um exercício super democrático. Não exige um grande investimento, você pode fazer a qualquer momento e abrange desde os profissionais do esporte até os sedentários que estão iniciando agora. Mas para essa turma que não está na ativa e quer começar a correr muito de uma vez, certos cuidados são necessários.
Primeiramente, devemos levar em consideração sua massa corporal. Se você se enquadra em um patamar de obesidade ou percebe que tem alguns quilogramas a mais, tenha cautela. O seu sobrepeso pode gerar um sobrecarga enorme para suas articulações do quadril e joelho.

Sua estrutura óssea e muscular ainda não está pronta para receber todo impacto que o seu peso causa por um tempo prolongado. Uma alternativa é alternar momentos de caminhada com corrida para que a sobrecarga não fique demasiadamente alta.

Não devemos ficar correndo a mesma distância em todos os nossos treinos. O seu corpo se adapta a um estímulo inicial mas em um determinado momento este estímulo para de ter efeito. Assim, é necessário aumentar a distância, duração ou a velocidade de seus treinos. Fazer treinos em locais com subida e descida também podem ser um estímulo a mais para você.

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Não se esqueça dos descansos

Algo muito importante para quem está começando agora é o descanso. O seu corpo precisa recuperar e ele pede por isso. Sair correndo todos os dias pode não dar ao seu corpo tempo suficiente para ele recuperar e adaptar à corrida. Assim, sua chance de ter lesões aumentam exponencialmente. Dar intervalos de no mínimo um dia é importante para que seu corpo possa reagir de maneira adequada e você possa progredir com os treinos.

Se você está começando agora e já quer correr muito rápido, a chance de não conseguir completar seu treino é alta. Devemos maneirar na intensidade para que possamos fazer um exercício prolongado. Se você começar muito rápido, na certa irá sentir os efeitos desse início veloz no meio do treino e será necessário fazer uma pausa ou caminhar para completar a distância programada.

Fortalecer sua musculatura também é muito importante para todo corredor, em especial, você que está começando agora. A corrida gera muito impacto, então ter uma musculatura preparada é fundamental. Exercícios para fortalecer o abdômen e os glúteos são importantíssimos. Você pode fazer em casa ou em uma academia.
Se você está louco para começar a correr, tenha cautela para não queimar a largada. Procure um profissional de educação física. Ele é a pessoa indicada para planejar e controlar seus treinos de corrida, dando estímulo e recuperação adequados para seu corpo e orientando sua parte técnica para um melhor desempenho.

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Aquele empurrãozinho final que você precisa

Todo esse texto é bem motivacional, explicativo e ajuda muito, certo? Mas vamos ao que interessa? Vamos ter um corrida para iniciantes – bora para a ação? Como tudo, a corrida começa com o primeiro passo e eu quero te ajudar nele! No dia 27 de agosto, vai ter a Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar. Antes de você se assustar com o nome, calma: é revezamento. Se você montar uma equipe de 8 pessoas, cada um corre aproximadamente 5km. É uma excelente oportunidade para você começar, aproveitando o espírito de equipe. Então, aqui vai o empurrãozinho número 1: 10% de desconto na sua inscrição pra prova. É só usar o código de desconto Gym10OFF ao fazer sua inscrição aqui no site.

Empurrãozinho número 2: como a BH Race foi fundamental para me ajudar a treinar certo, cumprindo planilha e com consciência de tudo, a gente conseguiu fazer um preço bem legal para quem for correr a Maratona do Pão de Açúcar: até a data da prova (27/08), você paga R$89 por mês pelo acompanhamento super incrível deles. Não dá pra perder né?

Ah, tem um empurrãozinho número 3: uma playlist no Spotify feita especialmente por mim pra correr, porque música é tudo né? Aproveita esse post de corrida para iniciantes , foi feito com muito carinho pra você!

Se você tiver alguma dúvida, precisa de ajuda ou de uma luz, escreva aqui nos comentários ou me manda um e-mail no contato@blogvidaleve.com.br 😉

 

 

 

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