Participar de uma corrida de rua é uma experiência única. Só indo uma vez para sentir a vibração, a energia boa e motivadora de todo o ambiente. Desde que comecei a correr, fique espantada em como essa atividade física é capaz de nos preparar para os desafios da vida. Sempre que eu termino um treino de corrida, eu desço da esteira me achando A INCRIVEL. A vida pede pra gente matar um leão por dia? Pode mandar dois! 😉

Já contei como comecei a me apaixonar por corrida aqui no blog e como funciona a assessoria esportiva que faço com a BH Race. Essa semana, eu me inscrevi para a Volta da Pampulha, que acontece em dezembro e quero estar pronta para enfrentar os 21km até lá. O fato é, tem vezes que a gente super se prepara e São Pedro vai lá e tira uma onda com a nossa cara: começa a chover. E aí, como viver? Como correr? Para responder a essas perguntas, pedi uma super ajuda do Fillipe Biancardi, que é responsável pelo meu treino na BH Race e por me manter na linha, sem furar a planilha.

Como tirar o máximo da sua corrida de rua, até na chuva

Alimentação

O ideal é não inventar. Mantenha o cardápio que você já está acostumad@. Na noite da véspera da prova, faça uma alimentação rica em carboidrato. Na manhã da corrida, o café da manhã também precisa ter carboidratos e um pouquinho de proteínas. Leve uma bananinha ou um carboidratinho se passar muito tempo entre o seu café da manhã e a largada, assim você não fica com fome no meio da corrida. Logo que acabar a prova, procure se alimentar sem deixar passar muito tempo para ajudar na recuperação muscular e no descanso.

Roupa e tênis

Opte por peças dry fit, bem leve, nada de algodão. Motivo? Além de não ajudar na transpiração (na troca de calor), o algodão pesa mais quando molhado e vai atrapalhar seu desempenho na corrida. Entre boné e viseira, é melhor usar essa segunda. Ela esquenta menos a cabeça e evita que a água da chuva fique caindo na sua cara. Se você tiver um óculos próprio para corrida, mega bacana! Mas se não, a viseira já será bem suficiente. Quanto ao tênis, mantenha o que você está acostumado a treinar. É melhor não mudar o tênis no dia da corrida.

 Olhe mais para o chão

Olhar para o chão cansa e pesa um pouco mais no lado psicológico na hora de correr. Porém, você presta mais atenção onde está pisando, evita poças e buracos. Nas curvas, melhor não fazer curvas muito fechadas para não escorregar. Apesar do cansaço adicional, essa é uma segurança que o atleta precisa ter.

Aquecimento

Em dias chuvosos, geralmente a temperatura é mais baixa. A dica é: aquecer 5 minutinhos a mais do que você está acostumad@.  A ideia é não fugir do que o seu corpo já faz, com movimentos preparatórios que ativam a musculatura que vai ser usada na corrida.

Dica bônus

Comece a prova controlando seu ritmo e correndo em linha reta. Não se preocupe em ultrapassar os outros corredores. Em uma corrida de 5km, pode ser que você corra 6, 7 km, só de deslocamento lateral e de ultrapassagens. Por isso, foco em manter a linha reta. Se tiver bem, no finalzinho, dá para dar uma puxadinha a mais no ritmo e comemorar na linha de chegada! \o/

Meus primeiros 5 km

Aperta o play, contei aqui nesse vídeo como comecei a me preparar para os 5km. Correr na rua é bem diferente da esteira, mas fazendo tudo certinho, você consegue se preparar para qualquer corrida.

Além disso, correr é sim para você. É para todo mundo, é só querer DE VERDADE.

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