Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Participar de uma corrida de rua é uma experiência única. Só indo uma vez para sentir a vibração, a energia boa e motivadora de todo o ambiente. Desde que comecei a correr, fique espantada em como essa atividade física é capaz de nos preparar para os desafios da vida. Sempre que eu termino um treino de corrida, eu desço da esteira me achando A INCRIVEL. A vida pede pra gente matar um leão por dia? Pode mandar dois! 😉

Já contei como comecei a me apaixonar por corrida aqui no blog e como funciona a assessoria esportiva que faço com a BH Race. Essa semana, eu me inscrevi para a Volta da Pampulha, que acontece em dezembro e quero estar pronta para enfrentar os 21km até lá. O fato é, tem vezes que a gente super se prepara e São Pedro vai lá e tira uma onda com a nossa cara: começa a chover. E aí, como viver? Como correr? Para responder a essas perguntas, pedi uma super ajuda do Fillipe Biancardi, que é responsável pelo meu treino na BH Race e por me manter na linha, sem furar a planilha.

Como tirar o máximo da sua corrida de rua, até na chuva

Alimentação

O ideal é não inventar. Mantenha o cardápio que você já está acostumad@. Na noite da véspera da prova, faça uma alimentação rica em carboidrato. Na manhã da corrida, o café da manhã também precisa ter carboidratos e um pouquinho de proteínas. Leve uma bananinha ou um carboidratinho se passar muito tempo entre o seu café da manhã e a largada, assim você não fica com fome no meio da corrida. Logo que acabar a prova, procure se alimentar sem deixar passar muito tempo para ajudar na recuperação muscular e no descanso.

Roupa e tênis

Opte por peças dry fit, bem leve, nada de algodão. Motivo? Além de não ajudar na transpiração (na troca de calor), o algodão pesa mais quando molhado e vai atrapalhar seu desempenho na corrida. Entre boné e viseira, é melhor usar essa segunda. Ela esquenta menos a cabeça e evita que a água da chuva fique caindo na sua cara. Se você tiver um óculos próprio para corrida, mega bacana! Mas se não, a viseira já será bem suficiente. Quanto ao tênis, mantenha o que você está acostumado a treinar. É melhor não mudar o tênis no dia da corrida.

 Olhe mais para o chão

Olhar para o chão cansa e pesa um pouco mais no lado psicológico na hora de correr. Porém, você presta mais atenção onde está pisando, evita poças e buracos. Nas curvas, melhor não fazer curvas muito fechadas para não escorregar. Apesar do cansaço adicional, essa é uma segurança que o atleta precisa ter.

Aquecimento

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Em dias chuvosos, geralmente a temperatura é mais baixa. A dica é: aquecer 5 minutinhos a mais do que você está acostumad@.  A ideia é não fugir do que o seu corpo já faz, com movimentos preparatórios que ativam a musculatura que vai ser usada na corrida.

Dica bônus

Comece a prova controlando seu ritmo e correndo em linha reta. Não se preocupe em ultrapassar os outros corredores. Em uma corrida de 5km, pode ser que você corra 6, 7 km, só de deslocamento lateral e de ultrapassagens. Por isso, foco em manter a linha reta. Se tiver bem, no finalzinho, dá para dar uma puxadinha a mais no ritmo e comemorar na linha de chegada! \o/

Meus primeiros 5 km

Aperta o play, contei aqui nesse vídeo como comecei a me preparar para os 5km. Correr na rua é bem diferente da esteira, mas fazendo tudo certinho, você consegue se preparar para qualquer corrida.

Além disso, correr é sim para você. É para todo mundo, é só querer DE VERDADE.

0