Estilosas, nessa época do ano sempre vem uma ocasião que aterroriza nossas mentes e nosso bolso: confraternizações de final de ano de empresas. O que vestir? Como viver? Como um blog de moda não traz essa informação de utilidade pública? Precisa ter né? Para deixar tudo mais real, vamos ter dois posts sobre o assunto, até porque, as confraternizações podem ocorrer de dia ou durante a noite e os looks para essas ocasiões são completamente diferentes. Eu dei sorte (ou azar! rs) e vou ter as duas! A primeira delas aconteceu ontem e foi durante a noite. Fomos convidados para um happy hour super animado e esticado no Universal Diner. No domingo, vem a parte que ocorre no dia: um churrasco no Clube do Exército. Tem como ser mais diferente? Hahaha. Sei que sofri e gostaria de compartilhar com vocês. A primeira regra de ouro para a “sofrência” ser menor é: avalie o dress code da sua empresa. Não é porque é confraternização que é momento de lazer e vale tudo. Seus coleguinhas de trabalho estarão por lá e também vão estar do seu lado no dia seguinte. Por isso: manter a dignidade faz bem e muito bem! Aquilo que sempre falo aqui de não querer ser o toque de sedução do escritório vale para a festa. Você não precisa estar com roupa de trabalho, mas também não precisa ser a fulaninha com o decote mais fundo ou a saia mais curta. Equilíbrio é bom! Meu ambiente de trabalho é super tranquilo e isso passa para a festa. Tudo o que eu queria era um look do dia bacana, estiloso e confortável. A segunda coisa que se precisa avaliar é: realmente você não tem nada para vestir? Quanto você está disposta a gastar para a ocasião? No meu caso, era nada. Minha disposição para gastar com isso era zero “x” motivos, que daqui a pouquinho eu explico.

IMG_7884 (1)

Esse foi o resultado do meu look para a confraternização do trabalho. Como cheguei até ele? Uns dias antes da festa, resolvi abrir meu armário e ver as possibilidades do que tinha para vestir. De cinco opções de vestidos que se adequavam para a ocasião, metade eu não uso há anos, dois eu nunca usei e o que sobrou, é aquele que sempre lanço mão quando rola um evento assim. Foi o look do dia que usei em um evento do Shopping Iguatemi Brasília, dos 3 dias e 1/2 de loucura. Logo, se tornou questão de fazer meu guarda-roupa mais inteligente: por que comprar mais uma roupa para esse tipo de evento se tem quatro pouquíssimo usadas? Até que saí experimentando e descobri esse florido que nunca usei. Nunca saberei como esse vestido veio parar na minha vida. Não lembro de jeito nenhum! O fato foi que achei ele a cara da estação, estampacom flores grandes estão super em alta e resolvi apostar. Ele tem um corte meio vintage e adorei como se ajustou ao corpo. A escolha do sapato também precisava ser inteligente: eu sabia que essa festa ia durar, por isso, queria algo confortável e sem dedinhos de fora, já que a chuva estava forte e o Universal Diner tem uma parte cheia de pedrinhas do lado de fora. A opção não podia ser outra: meu sapatinho preto amado da o look. Ele tem o salto grosso e dá para viver feliz a noite toda.

IMG_7959

A maquiagem foi feita total por mim, o dia foi corrido e não deu para ir até um lugar pra me maquiar (meu sonho era ter ido no Studio Frida para ir com uma make super bacana, massss, faltando 40 minutos para o evento começar foi quando consegui começar a me arrumar. Em situações como esta, sempre vou para o mais básico. Então, apostei em um delineador de gatinho, que sempre funciona e um batom que amo é o Lustering da MAC. Ele dá aquela cara de vida necessária, sabe um rosinha que não deixa a gente com cara de boba e não é o Flat out Fabulous que você vai encontrar todas as pessoas da vida usando também. Deixei o cabelo super liso e só usei um earcuff de acessório. Meu objetivo era realmente deixar o vestido ser o evento do meu look do dia. Agora, vamos para a informação de interesse público desse blog de moda: dicas para quem tem evento da firrrrma de dia: estampas com aquele ar “fresh” como navy e floral são super bem vindas, sapatos baixos também. Cintura marcada e saias mais soltinhas ajudam demais dar a impressão de um look com movimento e com ar de livre-leve-e-solta que amamos dos finais de semana. As maquiagens podem ser mais leves, já que na maioria das vezes, esses eventos são em ambientes abertos e ninguém quer derreter ao sol, certo?! Para os cabelos, vale tudo que for despretencioso. Super produções não combinam. 
looksparadia

Agora, se a confraternização da empresa que você trabalha for durante a noite, como a minha, pode apostar em brilho, em salto, em batom vermelho, em couro, na mistura disso tudo. Vale perna de fora (desde que com aquele truque de ficar abaixando em casa para ver se não vai ficar pagando calcinha quando for dançar), vale um decote um pouco mais ousado (mas nem tanto) e vale um look de dia com acessórios que o deixem mais sério. E quando ao comportamento, ficou na dúvida do que fazer? É sempre bom lembrar: é evento da empresa. Pode beber socialmente, mas deixe para fazer a loka do espumante entre as suas amigas em outra ocasião. Pode dançar, inclusive as músicas de axé dos anos 90 que faziam a gente pirar, mas tem que tomar cuidado com a roupa. Pode pegar o coleguinha de trabalho? Essa questão é polêmica. O ideal é que não. Mas não vou ser hipócrita, conheci meu noivo na festa da firma e hoje trabalhamos juntos em outro lugar. Se for só para pegar para se divertir, é melhor sair e arrumar um peguetinho em outro lugar. Lembre-se: ele vai estar lá na bancada do lado da sua no dia seguinte e vocês provavelmente tocarão projetos juntos. Não vai adiantar só não responder no Whatsapp. Agora, se tiver rolando um clima, ficar na cara que os dois não querem só uma noite, vale a pena tentar. Quando eu comecei meu relacionamento, éramos extremamente discretos e só oficializamos para a empresa quando sabíamos que estava sério, nada de sair se pegando nos almoços por aí. Aliás, até hoje, não ficamos muito de carinho durante os intervalos do expediente. É meio constrangedor, né? looksparanoite

Em breve, tem o look para confraternização durante o dia! Aguardem. 😉

Fotos do meu look: Vinícius Santa Rosa

0