como ser vegetariano

Como ser vegetariano, eis a questão

Desde que optei por não comer mais carnes, existem duas perguntas que não param de me fazer. A primeira delas é: como ser vegetariano ? Isso é simples de responder. É vegetariano que opta por tirar carnes da alimentação. Todas as carnes: peixes, frango e carne bovina e suína. Tem gente que faz isso para sempre e tem quem é vegetariano ocasional, tirando a carne alguns dias da semana, como é o caso da #SegundaSemCarne. Os vegetarianos ocasionais podem ser aqueles que comem carne, mas tiram do cardápio alguns dias da semana ou que fazem o contrário: não comem carne na maioria dos dias, mas às vezes abrem uma exceção.

 

Eu me encaixo no segundo grupo, mas meu objetivo e deixar de comer carne sempre. O que realmente me motiva a fazer isso não é emagrecimento, mas sim energia. Poxa, eu fico pensando no tanto que os animais sofrem em todo o processo. Aí, você pode pensar: “Ai, Mari, mas só você não comer carne não adianta nada!”. Pois é, eu poderia pensar assim, mas eu penso que essa é a parte que me cabe no bem que eu quero fazer para o mundo. Além disso, eu estou me alimentando de todo aquele sofrimento e pensar nisso não é legal. Ter passado uma semana no Paraíso dos Pândavas, um Yoga Resort que fica na Chapada dos Veadeiros e outra no Bálsamo SPA mexeu muito comigo.

 

Como ser vegetariano : a rotina

como ser vegetariano

Dentro do ” como ser vegetariano ” uma coisa que você precisa ter em mente é que toda a sua rotina muda. Além de mudar os restaurantes que você costuma frequentar, o que mais muda é a alimentação em casa. Minha nutri, a Fabiana Ribeiro, me orientou e falou que a principal coisa é não ter preguiça de cozinhar. Só que para isso funcionar, eu precisei, antes de mais nada, rever tudo o que eu tinha em casa. Quais alimentos entrariam na minha nova dieta, quais não. Fiz uma limpa e vi que tinha outra coisa importante: idas mais frequentes às compras. Saladas, verduras e frutas estragam mais rápido e não temos como estocar.

 

Ser vegetariano na correria

 

Vou te falar: é possível! É só saber se adaptar! O porquinho Guru vem aqui te contar isso. Ele é mascote do Bálsamo Congelados, que foi outro responsável por uma mudança na minha filosofia de vida. O chef Pedro Coe entende que uma alimentação mais saudável começa com a prática de se distanciar do consumo de proteína animal. Adepto da naturopatia, ele participou recentemente de congresso da Sociedade Brasileira Vegetariana. “Tenho aprendido com médicos e nutricionistas que podemos ter uma alimentação vegetariana completa, segura e saudável. É dessa forma que tenho trabalhado com os pratos que desenvolvo”.

Para quem ainda tem receio de tentar se iniciar em uma alimentação vegetariana, o chef tem uma dica. “O melhor jeito de começar é ir se experimentando. Fazer uma semana de alimentação livre de carne, por exemplo, e perceber os benefícios que isso traz é uma alternativa. Não precisa ser radical! Mas é bem bacana descobrir que essa alimentação pode ser muito prazerosa e cheia de sabor”, indica.

como ser vegetariano

 

Por que a Bálsamo tem um espaço reservado no meu coração?

Para começar: ingredientes naturais, sem glúten e lactose e livre de conservantes. São 14 pratos feitos sem o uso de ingredientes de origem animal.  Pratos como quibe de quinoa, feijoada vegetariana, bobó de mandioca, risoto de funghi, escondidinho de baroa, polenta com ragu de lentilha e lasanha de berinjela.. Além disso, tem vendas online para entregas em vários pontos do Distrito Federal. São utilizadas embalagens que possam diminuir ao máximo a produção de lixo e todas elas estão com novo design, que traz informações de maneira simples com linguagem visual leve. Ilustrações exclusivas em estilo aquarelado e um lettering foram criados pelo ilustrador Fepe Camargo e pelo Estúdio Salomé.

A marca, além das refeições prontas, produz também caldos, sucos, leites vegetais e lanches veganos, que também podem integrar uma alimentação saudável no dia a dia. Todos os pratos criados pela mo chef estão disponíveis em 47 pontos de venda, sendo 40 no Distrito Federal – os demais ficam nas cidades de Goiânia e Rio Verde (GO).

 

como ser vegetariano

Como pedir os congelados vegetarianos?

Para quem precisa de mais praticidade, é possível comprar também pelo site balsamocongelados.com.br. A Bálsamo Congelados tem como embrião o Bálsamo Spa, em atividade há 13 anos em Brasília. Foi no trabalho desenvolvido com alimentação saudável do spa que o chef Pedro Coe se inspirou para a criação da marca de pratos prontos. Mas sua experiência na cozinha vem de cedo. Aos 16 anos, ele começou a trabalhar como garçom no restaurante de sua avó, no Lago Norte, quando começou a fazer delivery para barcos e lanchas fazendo entregas a bordo de um jet ski. Ainda durante a faculdade de gastronomia, aos 19 anos, ele foi o vencedor do concurso Brasília Gourmet. Após comandar o Doca Cozinha Contemporânea, ele resolveu empreender com sua própria marca de comida pronta.

 

 

 

0