Sem dúvida, “ como começar a correr é a dúvida que mais recebo aqui no Vida Leve. Eu bati um papo com a Iane Costa, do GPA Clube, para me ajudar com dicas para quem está querendo começar a correr ou acabou de dar as primeiras passadas no esporte. Esse primeiro momento é fundamental para que você pegue cada vez mais gosto por essa atividade física tão incrível.

A Iane é educadora física e treinadora das equipes do Pão de Açúcar e do Extra. O lema do GPA Clube é qualidade de vida, por meio de diversas atividades. Logo de cara, bateu aquela energia super bacana entre nós duas! Uma das coisas que atraiu a Iane para a corrida é o fato de ser algo muito democrático, para (quase) todo mundo. Pode ser feito por pessoas de idades diferentes, de condicionamentos diferentes. Segundo ela:

“É só uma questão de disciplina que todo mundo consegue fazer.”

Só que é claro, assim como qualquer outra atividade física, a corrida também existe alguns cuidados iniciais. Vou colocar esses cuidados em um passo a passo para ficar bem completo e fácil de ler. Aproveita e guarda para mandar para os amigos que estão pensando em começar a correr também.

 

COMO COMEÇAR A CORRER – PASSO 1

Consulte um cardiologista. Só ele vai poder te dar segurança de que você não vai ter nenhum problema posterior ou um susto. Ele deve te pedir uma série de exames, para ver se está tudo OK (ninguém quer alguma surpresa desagradável, né?) . Se ele liberar, é só ir para um profissional focado na atividade para montar um treino de acordo com o seu condicionamento físico e evitar lesão.

Essa parte é fundamental. Muita gente me pergunta como eu comecei a correr, porque sentem que vão morrer se correrem mais de 2 minutos. Gente, corrida é um processo, você começa devagarinho e aos poucos você vai se desafiando. Mas a orientação profissional é fundamental para você superar seus limites sem se arriscar.

 

COMO COMEÇAR A CORRER – PASSO 2

Escolha bem seu calçado e a sua roupa. Recentemente, fiz um vídeo sobre os 4 erros que você não pode cometer na hora de comprar seu tênis de corrida (clica aqui para ver). A sua roupa precisa ser fresquinha e o tênis precisa respeitar seu tipo de pisada, se ela é mais voltada para dentro ou para fora. Escolher bem seu tênis ajuda a evitar lesões principalmente no tornozelo e no joelho. Assi, você segue seu plano de treino sem interrupções.

Nota: o tênis mais caro nem sempre é o melhor pra você. O que eu sinto: o tênis certo traz um sentimento de abraçar o pé. Parece que é ele que te escolhe.

como começar a correr

COMO COMEÇAR A CORRER  – PASSO 3

Fique ligada na previsão do tempo.

Quando eu conheci a Iane, a gente estava lá no Eixão, naquela semana que fez um frio enorme! Eu nem tirei o casaco pra treinar. Agora, está muito, muito seco e tudo indica que o frio vai voltar pra valer a partir de amanhã (a prova já é domingo!).

É fundamental preparar o corpo para cada uma dessas situações. Com a temperatura mais baixa, dê uma esticada no aquecimento para preparar melhor a musculatura para a corrida. Aquecer por uns 15 minutos é essencial para o corpo se sentir preparado.

Quando terminar, você também precisa alongar (não vale fugir!).

Na seca, a gente precisa estar muito bem hidratado. Só que beber muita água durante a prova não é legal. Dá muito enjoo! Segundo a Iane, existem alguns atletas que preferem nem tomar água se o percurso for menor, como de 5km. Mas como o clima está muito seco, o ideal é se hidratar pelo menos a cada 15 minutos, nem que seja para molhar a boca. Já no final da prova, é muito importante você repor o que perdeu porque com a seca, a gente não perde só água.

Tem gente que não gosta de isotônico, mas é algo que eu colocaria no “como começar a correr”porque ajuda a repor tudo o que você perde no suor. Se você fizer uma prova mais longa, como 10 ou 21km, precisa se hidratar durante a corrida para não passar mal. Se você conseguir a cada 2km, é perfeito para esses dias de baixa umidade.

 

COMO COMEÇAR A CORRER  – PASSO 4

Encontre uma prova de revezamento.

Fazer uma prova em equipe é sensacional para quem está começando! Você conversa com pessoas mais experientes, aprende coisas novas, conhece gente diferente e curte o espírito incrível que é uma corrida de rua.

Em breve, coloco fotos da 10ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento aqui em Brasília. Formei uma equipe de 8 pessoas, com perfis bem diferentes, para dividir esse momento super especial.

Se você gostou desse post, também pode gostar de ver meus alimentos favoritos para comer antes e depois das corridas, dicas de corrida para iniciantes, o melhor tênis para correr e corrida como estilo de vida.

 

 

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