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Quem ficou de olho no Instagram do Blog viu que esse ano, pela primeira vez, tive a oportunidade de ir ao São Paulo Fashion Week. Foi uma experiência super bacana que acabou com mitos e trouxe muitas verdades sobre um dos mais importantes eventos de moda do mundo. Tem glamour? Tem. Tem correria? Tem também! E tem você correndo atrás de tudo o que quer porque não é para todas que tudo cai do céu. Uma das coisas mais bacanas que aconteceu foi ter acesso à apresentação de um projeto que mostra que o Brasil está na moda, do Ministério do Turismo.

O Brasil na moda? Como assim?

Sim, muita gente vê a questão do dólar alto só como negativo e horrível. Mas já pensaram que pode ter muita coisa legal? Pode abrir nossos olhos para ver coisas que a gente deixava passar antes. Exemplo: fui para a África do Sul para ver uma das maravilhas do mundo, a Table Mountain. Sendo que, no país que eu moro tem duas maravilhas e eu nunca fui! O nosso país é gigante, cheio de coisa bacana, passeios para todos os gostos e que simplesmente deixamos de lado. Lá na Casa SPFW, foram apresentadas camisetas exclusivas com desenhos que simbolizam o Brasil. A iniciativa faz parte da campanha #vivadeperto, do Ministério do Turismo, que tem o objetivo de mostrar que o Brasil está na moda e de incentivar os brasileiros a viajarem pelo país.

As camisetas que incentivam a viagem pelo Brasil

Renomadas marcas e estilistas participaram da ação. Cada convidado recebeu um tema, relacionado a uma característica do turismo brasileiro: Osklen (“Alegria”), Ellus (“Cultura de Paz”), Ronaldo Fraga (“Hospitalidade”) e Juliana Jabour (“Limpeza”). As camisetas foram apresentadas pelo criador do SPFW e curador da ação, Paulo Borges, e pelo Secretário Nacional de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo, Júnior Coimbra. Na ocasião, foi apresentado o Manifesto Viva de Perto, vídeo com as diretrizes do projeto.

Foram produzidas, ao todo, 200 camisetas – 50 unidades de cada marca –, para presentear formadores de opinião durante a semana de moda. “Esse é um momento histórico em que todos os olhos estão voltados para o Brasil, com a realização de grandes eventos internacionais. Temos que mostrar o nosso melhor. Esse é um projeto que abraçamos por entender que moda e turismo podem ajudar nesse sentido mostrando nossa hospitalidade, criatividade, envolvendo a todos com nosso estilo de vida”, afirma Borges.

A ação envolve, ainda, quatro minidocumentários para a internet. Cada um deles traz o depoimento de um dos estilistas, de modo a abordar desde seu olhar sobre o turismo no Brasil até o processo de criação da respectiva camiseta e você confere todos eles aqui:

Ronaldo Fraga e suas inspirações para hospitalidade

“Viajar pelo Brasil é como receber um abraço, e esse abraço pode vir por meio da culinária, da história, dos recursos naturais, mas, principalmente, do afeto das pessoas”, disse o estilista.

 

Oscar Metsavaht e a alegria do brasileiro na moda

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Segundo Oskar Metsavaht, da Osklen, o que mais atrai o turista é o material humano. “Quem viaja pelo nosso país deseja experimentar o nosso modo de ser, que é simples, mas que tem uma alegria muito forte”, disse o criador da marca Osklen. Segundo ele, mais do que a geografia e os atrativos materiais, a “questão humana” é o que encanta os turistas.

 

Adriana Bozon e o universo fashion

Adriana Bozon, estilista da marca Ellus, celebra a natureza e as belezas do Brasil no terceiro vídeo da campanha #vivadeperto, que tem por objetivo divulgar o país. a estilista Adriana associa a experiência de viajar à sensação de bem-estar. “A viagem é uma busca, um momento de paz. Eu gosto muito de roteiros em que a gente se aproxima da natureza. O Brasil tem muitos desses recursos naturais em lugares excepcionais”, disse.

Para Juliana Jabour, cidade limpa atrai turistas

O tema limpeza fecha a série de quatro minidocumentários da campanha #vivadeperto, feito com a estilista Juliana Jabour, em uma parceria com o Ministério do Turismo e o São Paulo Fashion Week (SPFW). Ela acredita que qualquer viagem, principalmente no Brasil, traz um aprendizado. E faz um pedido: “O brasileiro é conhecido por receber bem. O que falta agora para gente é fazer com nosso país o que fazemos com nossa casa. Se em nossa casa não jogamos lixo no chão, a gente tem que fazer a mesma coisa com o nosso país”.

O lixo e o luxo foram inspiração para a estilista que dá nome a marca. Ela criou uma camiseta utilizando-se da silhueta de um ícone da moda, a personagem principal do clássico “Bonequinha de Luxo” (Blake Edwards, 1961), interpretada pela atriz Audrey Hepburn, juntamente a um latão de lixo.

Adorei mostrar as impressões desses quatro estilistas sobre o turismo brasileiro e o processo criativo das camisetas produzidas para a campanha. O que acharam? Comentem aqui. 😉

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