Aromaterapia e equilíbrio. Como funciona?

Hoje em dia, a internet está cheia de textos que falam da nossa relação com o trabalho, de ansiedade, produtividade e afins. Ultimamente, encontrei na aromaterapia um caminho bem interessante. Mas como funciona? Os óleos essenciais são substâncias químicas extraídas de vegetais como raízes, cascas das árvores, pétalas das flores, folhas, seivas, caules. São utilizados há muitos anos por diversos grupos de pessoas. Em 1928, o químico francês Maurice René de Gattefossé cunhou o termo “Aromaterapia” para o estudo do uso das plantas aromáticas que promovem o equilíbrio do corpo (beleza e saúde) e da mente (bem-estar, equilíbrio emocional). Outro país referência no estudo dos aromas é a Inglaterra, representado pelos pesquisadores Marguerite Maury, Roberto Tisserand, Patricia Davis e Shirley Price.

Pela aromaterapia,  os óleos essenciais trazem a força vital das plantas, fortalecem as defesas naturais do nosso corpo, desencadeiam a autorregularização e o equilíbrio corporal. Seus aroma atuam no sistema límbico, responsável, prioritariamente,  por controlar emoções mas que também atua no aprendizado e na memória. Os aromas também apoiam na regularização do sono, da libido, do apetite.

O uso tópico, direto na pele, cicatriza, regenera, alivia dores musculares. Mas, vale o lembrete: informe-se antes de usar um óleo essencial. Os cítricos, por exemplo, que agradam pelo aroma geralmente estimulante, podem manchar a pele.   E mais, certifique-se quanto a procedência, fundamental para assegurar a qualidade do produto. Os óleos essenciais não são produtos baratinhos. Se o valor for atrativo financeiramente é provável que seja uma essência, produto industrializado que pode ter um bom aroma, mas não atua de forma terapêutica.

Como usar óleos essenciais?

Os óleos essenciais podem ser usados em colar ou inalador individual, difusor ambiental, spray, roll on associados a gel ou óleos vegetais, como o óleo de coco. Seus benefícios são potencializados nas sinergias, que unem mais de um óleo essencial em quantidades específicas, procedimento que requer conhecimento. Aliás, vale se informar antes de utilizar um óleo essencial. Por exemplo, os cítricos, que nos trazem alegria, podem manchar nossa pele.

aromaterapia

Quer fazer aromaterapia?

Na Linha do Tempo, quem é leitora do Blog Vida Leve ganha 01 shiatsu facial + 01 sessão de aromaterapia + 01 sinergia personalizada no fechamento de qualquer pacote. É só clicar na imagem da Linha do Tempo que está no menu do lado direito ou clicar aqui.

Linha do Tempo
(61) 3964.9160
CCSW 03 Lote 04, loja 10 – Sudoeste – Brasília, DF
linhadotempobemestar.com.br

0